Comer frutas e vegetais regularmente dimimui a pressão alta

Consumir frutas e vegetais diminui a pressão arterial?

Cientistas descobriram que aumentar o consumo de alimentos que são fontes naturais de potássio pode ajudar a controlar os níveis de pressão arterial e portanto controlar a hipertensão. Essa é uma descoberta que já tem mais de 20 anos. Por conta disso, o consumo de frutas e vegetais, naturalmente ricos em potássio, está associado à diminuição da pressão arterial e ao tratamento da hipertensão. Eses alimentos não são apenas fontes de potássio, mas fornecem também outros nutrientes, como magnésio, cálcio, além da fibra alimentar, que também são importantes reguladores da pressão arterial. Portanto a presença de potássio nesses alimentos pode não ser a única explicação para seu efeito na diminuição da pressão arterial.

Frutas e vegetais podem ter impacto multiplicado

Cientistas também descobriram que o impacto do aumento da ingestão das frutas e vegetais no dia a dia pode ser ainda maior. Se essas frutas e vegetais fizerem parte de uma alimentação equilibrada, rica em grãos e cereais integrais e pobre em gordura saturada, o impacto positivo sobre a saúde e no controle da pressão alta se multiplica. Essas descobertas são tão importantes porque mostram que a diminuição do consumo de sódio na alimentação não é a única forma de prevenir e controlar a hipertensão. Mudanças mais amplas na alimentação e em hábitos cotidianos têm impacto positivo no controle dos níveis de pressão arterial.

Quantidade diária de potássio é uma medida de qualidade da alimentação

Avaliar o quanto consumimos de potássio por dia é também uma forma checar a qualidade da nossa alimentação. A recomendação diária de consumo desse mineral é de 4.700mg, segundo o Institute of Medicine. Infelizmente, o consumo médio diário de potássio no Brasil é bem abaixo do recomendado. Para alcançar o consumo recomendado de potássio é necessário comer diariamente, pelo menos, 3 porções de frutas, 4 a 5 porções de vegetais e 3 copos ou porções de leite ou derivados.

Para ter mais informações e conferir as tabelas de potássio em alimentos, consulte o texto da Profa. Dra. Marcia Gowdak (Departamento de Nutrição da SBH)