Qual é a relação entre Diabetes e Hipertensão arterial?

Tanto hipertensão quanto diabetes são doenças crônicas e não transmissíveis que estão frequentemente relacionadas. Diabetes e hipertensão arterial possuem causas, complicações, tratamentos e fatores de risco muito semelhantes. A relação vai além disso: hipertensão e diabetes são um grande problema de saúde pública no Brasil. Um grande número de novos casos das duas doenças é diagnosticado todos os dias.

Tanto no caso da diabetes quanto da pressão alta, se não forem diagnosticadas e controladas a tempo, podem trazer consequências debilitantes para as pessoas, chegando a impossibilitar uma boa qualidade de vida. Porém, existem tratamentos eficazes para as duas doenças.

A diabetes e as artérias

Existem estudos que comprovam que pessoas com diabetes tem chances maiores de desenvolver hipertensão. Essa relação com a probabilidade de se tornar hipertenso é especialmente forte nos pacientes que possuem diabetes do tipo 2. As paredes das artérias do corpo se enrijecem se existe acúmulo de glicose no sangue, que é o que acontece quando a diabetes está fora de controle. Isso traz aumento de pressão e o potencial de chegar a uma situação de hipertensão arterial.

Claro, nem toda pessoa hipertensa é diabética e o contrário também é verdade. A relação entre as duas doenças é a maior possibilidade de um quadro de diabetes do tipo 2 acabar trazendo também um quadro de hipertensão.

O pâncreas na diabetes e a pressão

Além disso, existe outro mecanismo no corpo que reforça a relação entre hipertensão arterial e diabetes. O pâncreas aciona um mecanismo de compensação quando existe muita glicose no sangue e passa a fabricar mais insulina para absorver a glicose. Mas esse funcionamento também altera os batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos. Mais uma vez, o mecanismo do corpo para tentar regular a diabetes acaba afetando a hipertensão.

Por isso pessoas com diabetes precisam tomar ainda mais cuidados para nunca ultrapassar a pressão recomendada, para não chegar a sofrer diretamente as consequências da hipertensão. Além de tomar os medicamentos recomendados e seguir uma atividade física constante, o cuidado com a alimentação também precisa ser dobrado, evitando alimentos industrializados com excesso de açúcar e também aqueles com grandes quantidades de sódio.