Consumir limão pode ajudar a controlar a pressão alta?

Existem muitos comentários sobre os efeitos positivos do limão sobre o controle da hipertensão e o uso da fruta como uma ajuda rápida para controlar picos de pressão. Porém, tomar uma limonada ou espremer um limão em uma pequena quantidade de água não pode ser considerado um “remédio” para pressão alta. Mas é possível afirmar que o uso correto de limão ajuda a controlar a pressão alta, fazendo bem para quem tem hipertensão arterial. Também pode ser benéfico para a regulação do organismo em outros aspectos, por conter também boa quantidade de vitamina C e de antioxidantes.

O limão ajuda no controle da hipertensão

Consumir frutas ricas em potássio ajuda no controle da hipertensão porque o potássio ajuda o organismo a expelir mais sódio pela urina. O sódio faz aumentar a pressão, então o potássio consegue o contrário, ajudar a diminuir a pressão arterial e mantê-la em níveis mais saudáveis.

O suco de 1 limão contém uma quantidade média de potássio, que ajuda a evitar crises hipertensivas e a manter a pressão controlada, podendo também ser usado como um aliado para baixar a pressão em até 15 minutos após picos repentinos. O que faz o limão ser ainda melhor é o fato de ter outros nutrientes importantes, além do potássio.

Protege a circulação e o coração

Vamos lembrar uma coisa importante: algumas outras doenças ou condições de saúde podem fazer com que o consumo de limão não seja indicado, então fique atento para isso antes de consumir o limão para ajudar a controlar a hipertensão!

Para quem não tem restrições ao consumo de limão, a fruta tem excelente quantidade de vitamina C (ou ácido ascórbico), um micronutriente que tem efeito antioxidante e ajuda a proteger o sistema cardiovascular, o coração e a circulação. O efeito da vitamina C / ácido ascórbico é o de preservar um gás que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, o óxido nítrico. Com a dilatação melhorada, a circulação do sangue ocorre com mais facilidade, o que ajuda a controlar a hipertensão, e a parede dos vasões fica menos exposta a lesões e acumulo de placas de gordura, que podem chegar a causar infartos e derrames.

Componente do limão é anti-inflamatório

O mecanismo do limão no controle da hipertensão ainda é estudado, mas os flavonoides da fruta também são parte da proteção que ela fornece, junto da vitamina C e do potássio. Os flavonoides são compostos comuns em grande parte das plantas e, no caso do limão, estão presentes especialmente na casca. Em relação à saúde cardiovascular, os flavonoides têm efeito antioxidante e anti-inflamatório. O efeito antioxidante é voltado para o combate aos radicais livres, que em quantidade exagerada contribuem no mecanismo de acumular placas de gordura nas artérias, que podem causar derrames e infartos. O efeito anti-inflamatório ajuda a combater bactérias que causam infecções pelo corpo. Tais bactérias podem afetar o coração e o sistema circulatório, algo ainda mais sensível quando se trata de uma pessoa com hipertensão arterial.

Consumo ideal do limão

O limão consumido com gengibre, na forma de suco, pode ser uma combinação ainda mais potente para ajudar no controle da hipertensão arterial. O gengibre também possui função antioxidante e ajuda a controlar uma enzima que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que aumentaria a pressão arterial. O gengibre controla essa enzima e o limão preserva o gás que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos. A união de limão com genbibre multiplica o potencial de cuidado com a circulação e o auxílio no controle da pressão alta.

Sobre as recomendações de consumir o limão com água morna, não existem razões comprovadas de que essa combinação é boa. Então, é melhor tomar uma limonada em temperatura ambiente ou um pouco mais gelada. A água morna pode trazer efeitos inesperados ao organismo, especialmente nos mais idosos. Então prefira consumir o limão com água em temperatura ambiente ou um pouco mais fresca. Se for tomar a limonada adoçada, lembre-se de todos os cuidados que especialmente os diabéticos devem seguir. O limão ajuda a controlar pressão limão mas não possui quaqluer propriedade de “cortar” os efeitos do açúcar e do aumento da glicose no organismo.

Para encerrar, o alerta de sempre! O limão pode ser um grande aliado no combate à pressão alta e no controle da hipertensão arterial, mas não é um tratamento em si. Quem consome o limão para ajudar no controle da hipertensão precisa continuar tomando os medicamentos indicados pelo médico. Também precisa seguir realizando atividade física regular e tomando os outros cuidados recomendados na alimentação, além de seguir com o controle regular da pressão com medição caseira ou por profissionais de saúde básica.