Comer pão faz mal para quem tem hipertensão?

Para quem tem pressão alta, comer pão comum em si não traz nenhum mal. O cuidado necessário está na quantidade que se come, por alguns motivos. Muitas vezes a quantidade de sal colocada nas massas para fazer o pão é muito maior do que a proporção recomendada pela Organização Mundial de Saúde para o consumo diário de uma pessoa. Isso é mais grave ainda para uma pessoa diagnosticada com pressão alta. Quem possui hipertensão precisa controlar o sódio para evitar consequências mais graves. Essas consequências incluem a possibilidade de infartos ou derrames se a pressão ficar fora de controle.

Muito sal na massa do pão não é bom para a pressão

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2016 identificou que em vários estados brasileiros a massa de pão francês leva entre 15 e 18 gramas de sal por quilo de massa. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de sal por dia, para pessoas sem problemas de pressão alta, deve ser de até 5 gramas. Então, mesmo para pessoas sem hipertensão, uma pessoa que consome seis pães por dia fabricados com esse tipo de massa já ingeriu 4,5g de sal, praticamente o total recomendado para um dia. Na alimentação diária da pessoa com pressão alta, comer pão não irá fazer mal se o sal ingerido na massa do pão não for excessivo. Sal demais na massa do pão significa tendência de aumento da pressão.

Preferir os pães integrais ou de grãos

Também é preferível escolher pães integrais ou de grãos. Esse pães possuem nutrientes e fibras positivos para saúde cardiovascular, ao invés de pães de farinha branca e refinada.

E outro ponto de cuidado na relação entre o pão e a hipertensão é que o pão branco tem um índice glicêmico alto. Esse índice elevado pode levar a picos de açúcar no sangue, que podem também aumentar a pressão arterial. Isso acontece devido à relação próxima que existe entre oscilações na glicemia e o aumento da pressão arterial. O consumo exagerado de pão também pode contribuir para o ganho de peso e para a obesidade. O peso excessivo é um fator de risco dentro de um quadro de pressão alta, porque aumenta a exigência do coração e da circulação. Então, especialmente para uma pessoa com hipertensão, vale a pena olhar com cuidado a quantidade e o tipo de pão que se coloca na mesa a cada dia!

Trazendo também informações de https://doutorjairo.uol.com.br/leia/tem-pressao-alta-cuidado-com-estes-12-alimentos/