A hipertensão arterial é uma condição que afeta não apenas adultos, mas também atinge diretamente crianças e adolescentes. No mundo atual, a obesidade, o sedentarismo e o estresse nessa faixa etária são alguns dos fatores, cada vez mais normais, que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão nessa faixa etária. Se queremos prevenir e tratar a hipertensão em crianças e adolescentes, um fator fundamental que previne pressão alta é incentivar a prática de atividades físicas regulares.
Para crianças e adolescentes, 1h de atividade física por dia
A professora de educação física e atual presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Kátia De Angelis, recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física por dia, acumulando pelo menos 300 minutos somados de atividade física por semana, para prevenir a hipertensão nessa faixa etária. Qualquer tipo de movimento pode ser considerado atividade física, desde tarefas do dia a dia até a prática de esportes.
Junto da atividade física, reduzir o tempo sedentário também é importante para prevenir a hipertensão. A cada 30 minutos de comportamento sedentário, a recomendação é que sejam realizados pelo menos 5 minutos de atividade física. Então, a cada 30 minutos parado ou sentado, devem acontecer 5 minutos de algum tipo de atividade física em crianças e adolescentes. Isso inclui levantar e sentar várias vezes, pular, caminhar ou dançar um pouco. É importante incentivar as crianças e adolescentes a deixarem de lado os aparelhos eletrônicos e a realizarem atividades físicas que sejam prazerosas.
Também é possível pensar em maneiras de usar a tecnologia a favor da atividade física que previne a pressão alta em crianças e adolescentes especialmente. As aulas virtuais com profissionais de saúde e jogos que incluem exercícios físicos (os exergames) são alternativas para reduzir o tempo sedentário e incentivar a prática de atividades físicas de forma lúdica e divertida.
Incentivar as atividades físicas desde a infância é uma ação fundamental para prevenir a hipertensão arterial e garantir uma vida mais longa e mais saudável. Com informações do “Podcast Hipertensão” da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)