Sal light faz diferença no controle da pressão alta

Alimentação e pressão alta: sal light faz diferença?

O sódio presente no organismo é um dos elementos que mantém a quantidade ideal de água fora das células para não sobrecarregar os vasos sanguíneos. Por isso, o sódio auxilia na manutenção da pressão arterial ideal. Porém esse auxílio acontece apenas quando seu consumo não é excessivo, podendo levar a consequências graves da hipertensão arterial (pressão alta). Quanto a isso, o ideal é consumirmos até 2 gramas de sódio e pelo menos 500mg (miligramas) diariamente, porém é muito fácil ultrapassar o volume máximo recomendado. Saiba mais sobre a relação entre pressão alta, sal light, controle da pressão arterial e os diferentes tipos de sal disponíveis no mercado em relação à hipertensão.

Existem diferenças entre os tipos de sal que se encontra no supermercado?

A diferença entre os inúmeros tipos de sal disponíveis no mercado está, basicamente, na textura e no tamanho do grão. Sobre a quantidade de sódio em cada um deles, a variação é baixa e, portanto, todos são fontes de sódio e devem ser utilizados com cuidado. É importante ressaltar que nenhum tipo de sal deve ser utilizado como estratégia de melhorar a qualidade da alimentação. Se fosse possível aumentar o uso deste sal com o objetivo de melhorar a qualidade da dieta, seria necessário um consumo próximo de 100 gramas deste ingrediente. Esta seria a quantiade necessária para atender a demanda ideal de nutrientes, mas isto não é de recomendado de jeito nenhum!

Existe alguma vantagem ao usar o sal light, com cloreto de potássio?

O chamado sal light realmente tem uma proporção bem menor de sódio em sua composição. Ele geralmente apresenta metade da quantidade de sódio presente na versão tradicional. Portanto, é importante saber que o usuário não deve utilizar o dobro da quantidade do sal light em relação ao comum. Se fizer isso, estará excedendo o consumo de sódio da mesma forma.

Se o indivíduo com hipertensão utilizar com cautela o sal light, a pressão alta pode se manter sob controle, por ajudar a diminuir o sódio na dieta. Portanto, seu uso pode ser contra indicado para pacientes com insuficiência renal por causa da elevada quantidade de potássio que possui. No caso de pacientes com hipertensão arterial, o uso de sal light, em quantidades sempre moderadas, pode ser mais eficiente em relação ao uso de sal comum.

Lembramos que sempre é importante manter o acompanhamento médico constante da hipertensão arterial e tomar os medicamentos necessários. Somente mudanças na dieta não conseguem conter as consequências da pressão alta.

Informações de Profa. Dra. Marcia Gowdak (Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH) em artigo sobre Teor de Sódio na Alimentação