Não existe remédio caseiro imediato para hipertensão, mas mudanças na alimentação ajudam

Qual é o remédio caseiro mais eficaz para o controle da hipertensão?

O diagnóstico de hipertensão arterial ou uma medição de pressão alta leva muitas pessoas a buscarem remédios caseiros para controlar a pressão. Assim, seria muito bom contar com remédio caseiro ou natural que comprovadamente consegue controlar um caso de hipertensão. Infelizmente, essa não é a realidade. Portanto, não existem alimentos que conseguem controlar um estado de hipertensão e também não existe uma cura definitiva para a pressão alta.

O tratamento da hipertensão é baseado em uma dieta especial, no acompanhamento frequente pelo profissional da saúde básico ou pelo médico cardiologista. Em parte das vezes, o uso de medicamentos será fundamental.

Alimentos com muito sódio são prejudiciais ao hipertenso

Se não existe remédio caseiro eficaz para o controle da pressão alta, é possível ficar bastante atento ao consumo de alguns alimentos ricos em sódio que fazem com que o corpo retenha mais líquidos, afetando negativamente a pressão arterial. Portanto, alguns exemplos de alimentos que podem atrapalhar o controle da pressão alta são: refrigerantes, embutidos (linguiça, salsicha, presunto), queijos, carnes previamente salgadas (charque, bacalhau), conservas (picles, azeitona, maionese) e alimentos industrializados prontos (lasanha, pizza).

Porém, o consumo desses alimentos sem moderação pode ser exatamente o contrário de um remédio caseiro, porque irão aumentar o risco de pressão alta e das doenças que são consequências da hipertensão arterial.

Chás podem ajudar no controle da pressão alta

o consumo de chás pode auxiliar no controle da hipertensão. O chá verde, que reduz o estresse e a ansiedade, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e é um aliado ao restante do tratamento recomendado pelo médico. Já o chá de gengibre e o chá preto também são alimentos com efeitos positivos no controle da pressão alta. Por isso, o consumo da raiz de gengibre na alimentação é outro fator que pode ser positivo para evitar a evolução e as consequências da hipertensão. Ainda assim, todos devem ser consumidos com moderação e sempre em conjunto com as recomendações médicas para controle da pressão alta, seja por mudança de hábitos diários ou uso de medicamentos.

Consumo de frutas ajuda na queda de pressão

O consumo de frutas também está associado à queda da pressão arterial. Ou seja, consumir 3 frutas por dia ajuda no controle da hipertensão. As frutas são ricas em vários nutrientes e fibras responsáveis pelo funcionamento normal do nosso intestino. Como exemplo temos a goiaba, que tem grande quantidade e variedade de nutrientes concentrados. Recomenda-se o consumo de 1 goiaba por dia para auxiliar no controle da pressão.

Alguns estudos também já demonstraram que substituir parte do consumo de carne (proteína animal) pela proteína vegetal da soja diminui a pressão arterial e ajuda no controle da hipertensão. Da mesma forma, consumir 2 a 3 porções por dia de laticínios magros (com pouca gordura, desnatados) ajuda a diminuir a pressão arterial. O que se sabe é que o cálcio contido no leite e derivados deve ser o responsável por esta proteção.

Mudanças de comportamento também são “remédios caseiros”

É possível falar também em outros “remédios caseiros” para hipertensão que na realidade são recomendações para conter os sintomas da doença. Esses seriam praticar regularmente exercícios físicos, reduzir o consumo de álcool, evitar a obesidade, ter boa qualidade de sono e parar de fumar. Todos esses comportamentos, junto do acompanhamento da hipertensão com um profissional de saúde básica ou um médico cardiologista, fazem uma grande diferença para evitar as consequências mais graves da hipertensão e para manter a pressão alta sob controle.