Musculação pode ajudar no controle da hipertensão? Quais os cuidados

Grande parte dos profissionais de saúde avaliam que os benefícios da musculação por ser uma atividade física anaeróbia, não são tão grandes para o controle da hipertensão. Outras atividades físicas categorizadas como aeróbias (por exemplo, correr, pedalar, nadar, caminhar e dançar) seriam mais indicadas. As duas atividades são complementares e o fortalecimento muscular é importante para os exercícios aeróbios. Mas a recomendação mais comum é que as atividades aeróbias recebam mais atenção da pessoa com hipertensão.

Treinamento de força pode ajudar no controle da hipertensão

Muito recentemente, uma pesquisa brasileira publicada na revista Scientific Reports apontou que a musculação ou “treinamento de força” tem potencial auxiliar no controle da hipertensão. A pesquisa foi feita com treinos de carga moderada a forte, dois ou três dias por semana. O estudo foi coordenado por Giovana Rampazzo Teixeira, professora do Departamento de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente.

A musculação (ou treinamento de força) já era reconhecida como opção de tratamento no controle da hipertensão, fazendo parte das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, mas ainda precisa de muitos estudos e novas evidências para que se compreenda melhor seus benefícios, sua utilização ideal e os riscos relacionados.

Médico vai medir a intensidade adequada

Antes de iniciar qualquer atividade física, seja musculação ou outra atividade regular como corrida, caminhada ou natação, a pessoa com hipertensão deve fazer uma avaliação junto ao médico que acompanha seu tratamento. O médico irá recomendar qual a intensidade da atividade a ser realizada e quais são os exercícios físicos indicados ou proibidos naquele momento do tratamento, de acordo com o estado atual do paciente e com o nível de controle da pressão arterial. Sempre é bom lembrar que a pressão do paciente hipertenso deve ser medida antes de começar uma série de exercícios, seja musculação ou outra atividade. Se a pressão estiver alta, é importante deixar o exercício para outro momento e regular a pressão primeiro. Musculação, treinamento de força ou mesmo atividades aeróbias fazem com que a pressão do paciente aumente durante a execução dos exercícios.

Pesquisa sobre musculação acompanhou participantes

Voltando à musculação, os estudos científicos dos benefícios da atividade física no controle da hipertensão costumam ser focados nas atividades aeróbias, reconhecidas como mais eficientes nesse controle e benéficas também para outros aspectos da saúde. Por isso, os estudos sobre a musculação e seus possíveis benefícios no controle da pressão alta e aumento do bem-estar da pessoa com hipertensão costumam ficar em segundo plano. Na pesquisa brasileira recente sobre benefícios da musculação no controle da pressão alta, publicada em fevereiro de 2023, foram avaliados 253 participantes, com média de idade de 59 anos, que tiveram os efeitos do treinamento de musculação medido por 8 semanas ou mais.

O estudo publicado mostrou que por volta da 20ª sessão de treinamento em musculação os efeitos benéficos já podiam ser medidos e duravam até 14 semanas depois que os exercícios eram interrompidos.

Hipotensão pós-exercício

Outro estudo brasileiro, realizado por pesquisadores do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a musculação também apresenta benefícios no controle da hipertensão arterial. A pesquisa da USP procurou observar um fenômeno chamado hipotensão pós-exercício, que é a queda dos níveis de pressão arterial que aconteceu logo após uma sessão de exercícios físicos, incluindo a musculação. Nesse estudo específico, a hipotensão pós-exercício, ou seja a queda dos níveis de pressão arterial depois do exercício físico, foi maior nos pacientes que apresentavam maiores níveis de pressão arterial.

A pessoa com hipertensão deve discutir a prática da musculação ou de qualquer atividade física regular com o médico, antes de iniciar os exercícios. É o médico que vai definir os limites de esforço e quais as melhores atividades, além de dar o sinal verde sobre a pressão estar controlada, que é um requisito fundamental para a prática de atividade física. Primeiro, o médico vai avaliar se a musculação não apresenta qualquer risco para a pessoa hipertensa. Depois ele irá encaminhar um programa de exercícios, com intensidade de musculação recomendada e número de treinos por semana. Com isso,a pessoa com hipertensão irá tirar o máximo proveito do exercício no controle da doença e para ter mais bem estar.