Adotar uma atividade física regular é uma das diversas maneiras de controlar a pressão arterial e evitar as consequências mais graves da hipertensão. Mas antes de se matricular em uma academia e se entregar a uma nova rotina de exercícios, certos cuidados e dicas são fundamentais para a pessoa com hipertensão.
O primeiro cuidado, fundamental, é marcar uma consulta com o médico que acompanha o tratamento da hipertensão. Nessa consulta, uma avaliação vai indicar qual o limite de esforço físico recomendado para cada paciente. Nessa consulta também será possível compreender quais as atividades físicas indicadas ou proibidas naquele momento. O profissional de saúde também terá outras dicas para a pessoa com hipertensão na academia. Essas indicações levarão em conta sua condição atual e do sucesso do tratamento de controle da pressão alta naquele momento da vida.
Prática regular de atividades pode diminuir uso de medicamentos
O fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros, explica que a prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspender o uso de medicamentos para pressão alta, de acordo com indicações do médico. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de 3 a 6 vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração.
Entre as dicas de atividades indicadas na academia para auxiliar no controle da hipertensão estão a caminhada, a corrida, a natação, os exercícios aeróbicos, os alongamentos, a bicicleta, a yoga e a hidroginástica. Todas essas atividades podem ser praticadas na academia, com o acompanhamento de instrutores formados. Os instrutores devem ser alertados sobre o estado hipertenso da pessoa que se exercita.
Evitar o sol forte e lugares abafados
A pessoa com hipertensão deve evitar o exercício sob sol muito forte ou em locais abafados e muito quentes, inclusive na academia. Também é preciso manter constantemente a hidratação antes, durante e depois do exercício, principalmente em dias muito quentes. Também se recomenda que, antes de começar uma sessão de atividade física, seja dentro ou fora da academia, a pessoa com pressão alta verifique sua pressão.
Se a pressão estiver acima de 16 por 10, o recomendado é não realizar a atividade até que a pressão esteja regulada novamente. Mesmo tomando os outros cuidados necessários, o momento da prática de atividade física tende a aumentar a pressão arterial. Se ela já estiver alta no início do exercício, a pessoa está exposta a uma situação de risco de pico de pressão, com consequências que podem ser graves.
Seguindo as dicas, a pessoa com hipertensão pode frequentar uma academia tomando todos os cuidados necessários. Os cuidados precisam incluir a avaliação médica do esforço recomendado e um acompanhamento por médico ou profissional de saúde básica das variações da pressão. Dessa forma, o hipertenso terá todos os benefícios que a prática regular de exercício físico pode trazer para o controle da doença.