Exercícios em casa ajudam a evitar ou controlar a pressão alta

O hipertenso consegue realizar atividades físicas dentro de casa

Durante a pandemia, muitas pessoas, incluindo aquelas que possuem hipertensão, reduziram os níveis de atividade física por não poderem frequentar academias ou lugares públicos. Com o retorno a um cotidiano mais normal e menos preocupante, várias pessoas conseguiram retomar os exercícios. Se exercitar em academias ou ao ar livre ajuda a controlar a pressão, mas muitas pessoas também mantiveram parte de seus exercícios dentro de casa. Nesse caso, quais são os melhores exercícios feitos em casa para manter sob controle a pressão alta?

Exercícios simples para fazer em casa

O professor de educação física e membro do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Leandro Campos de Brito, indica que é possível caminhar, fazer marcha no mesmo lugar ou até mesmo dançar dentro de casa.

Também é possível alternar essas atividades com exercícios de fortalecimento muscular. Para os membros superiores e para o tronco é possível fazer flexão de braços na parede. Outra possibilidade é a repetição de elevação de objetos como almofadas, cabos de vassoura ou garrafas cheias de água. Para as pernas, um exercício eficaz pode ser muito simples: a pessoa pode levantar e sentar na cadeira.

Somar 150 minutos de exercício por semana

Para quem não é hipertenso, fazer no mínimo 150 minutos por semana dessas atividades diminui em 7% a chance de ter pressão alta. Para quem já possui pressão alta, essa quantidade de exercícios feitos em casa diminui em até 50% o risco de consequências graves devido à doença.

Quando realizar atividades físicas em casa, lembre-se de controlar a intensidade. Evite ficar muito cansado. Para quem é hipertenso, os exercícios só devem ser realizados se os valores de pressão arterial estiverem abaixo de 16 por 10,5 (160 de pressão sistólica por 105 de pressão diastólica). Se estiver em dúvida, faça uma medição de pressão antes de iniciar o exercício e nunca deixe de lado o controle da hipertensão arterial, caseiro ou com o profissional de saúde básica no posto de saúde.

Sobre a intensidade, quando você consegue ainda cantar uma música enquanto faz o exercício, esse é um bom sinal de que se está na intensidade certa, sem passar do ponto. Tome os cuidados necessários e coloque mais atividade física no seu dia a dia!

Mais dicas no Podcast Hipertensão https://www.sbh.org.br/podcast-hipertensao-1a-temporada/