Usando outros temperos é possível sentir os efeitos na pressão de reduzir o sal na comida

Impactos da redução do consumo de sal na pressão

Principalmente para a pessoa com diagnóstico de hipertensão ou para quem está preocupado com evitar pressão alta, sempre existem dúvidas fundamentais sobre o controle do sal (sódio) na alimentação. Algumas dessas dúvidas, como os efeitos diretos na pressão, de se reduzir o sal na alimentação tem respostas bem diretas e são fáceis de responder, tanto para hipertensos quanto para pessoas que desejam se cuidar e evitar a hipertensão arterial.

Quem responde as dúvidas é a professora de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes e membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de hipertensão, Ana Luise Duenhas Berger.

Para um hipertenso fazer o controle de sódio, é só não adicionar mais sal no meu prato?

Não, apenas parar de colocar sal na comida que está no prato não resolve. O sódio não está presente apenas no sal de cozinha, mas também nos alimentos processados e ultraprocessados que compramos no supermercado, pois a indústria usa o sal como conservante para ampliar o prazo de validade.

Adicionar pouco sal quer dizer que é preciso se acostumar com uma comida com pouco sabor?

A resposta aqui também é não. Ter efeitos positivos na pressão ao reduzir o sal não quer dizer que a pessoa hipertensa precisa se acostumar a uma comida sem sabor ou sem graça. É possível usar à vontade alho, cebola e outras ervas, enchendo o prato de sabores e temperos. Isso também leva a pessoa a precisar de menos sal. Uma ótima opção é variar as ervas entre alimentos. O manjericão combina bastante com massas e molhos. O louro é um grande acompanhamento para o feijão, por exemplo.

Os rótulos precisam mesmo indicar a quantidade de sal?

Sim, rótulos precisam indicar a quantidade de sal dos alimentos e essa informação já era obrigatória na tabela nutricional que deve fazer parte do rótulo. Também é possível que a pessoa com hipertensão arterial confira a lista de ingredientes do produto. No rótulo os ingredientes são listados a partir daquele que está mais presente até o que está em menos quantidade naquele alimento. Ou seja, se ingredientes com o nome de sódio estão no início da lista, quer dizer que existe muito sal naquele alimento.

Uma nova norma de rotulagem no Brasil vai ser também uma boa aliada para as pessoas hipertensas. Agora vai ser necessário trazer um alerta na frente do rótulo para destacar os alimentos com alto teor de sódio. Ficar atento e se cuidar contra o excesso de sódio vai ficar um pouco mais fácil.

Ouça dicas de saúde no Podcast Hipertensão https://www.sbh.org.br/podcast-hipertensao-1a-temporada/