Muitas pessoas acreditam que certas frutas podem ajudar a controlar a pressão alta e a banana é muitas vezes citada como sendo uma grande aliada no controle da hipertensão. Extremamente comum no Brasil, atletas comem bananas habitualmente, ajudando a recuperar rapidamente os minerais perdidos depois de exercícios intensos. A banana fornece energia para repor o que foi gasto e também traz potássio para o organismo, que teoricamente evitaria que cãimbras acontecessem. A relação com as cãimbras foi investigada e desmentida ao longo do tempo, então isso não acontece. Porém o potássio da banana tem uma função muito positiva para hipertensos! Então sim, a banana pode ajudar a controlar pressão alta.
Potássio atua no controle da hipertensão
O consumo de banana pode auxiliar no controle da pressão arterial devido ao potássio que a fruta possui. O potássio é um mineral importante para o equilíbrio do sódio no organismo pois ajuda a excretar mais sódio pela urina. O sódio é um dos principais inimigos da hipertensão, pois traz aumento da pressão. Além disso, a banana contém mais nutrientes benéficos para a saúde cardiovascular, como fibras, vitamina C e antioxidantes. Os pesquisadores ainda não sabem com precisão como as fibras ajudam a diminuir a pressão, mas essa relação existe.
Consumo de banana diário
O consumo diário de banana pode ser parte daquilo que uma pessoa faz para ajudar a controlar a pressão arterial. Mas é preciso lembrar que o consumo da fruta não substitui nenhuma outra parte do tratamento indicado para hipertensão! As medidas recomendadas pelos profissionais de saúde devem ser seguidas, como prática regular de atividades físicas, mudanças na alimentação, controle de peso e uso dos medicamentos indicados pelo médico.
E a banana não é a única fruta que pode auxiliar no equilíbrio da pressão e no controle da hipertensão arterial. A goiaba vermelha, as castanhas (frutas oleaginosas) e o abacate são outros exemplos de frutas que possuem fibras e potássio em quantidade para auxiliar no controle da hipertensão. Com informações do artigo http://menospressao.com.br/arquivos/artigos/alimentos-aliados-da-saude-cardiovascular/