A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco que podem causar o infarto, também conhecido como ataque cardíaco . Isso acontece porque a hipertensão faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo, o que pode levar a diversas alterações no sistema cardiovascular. Ter a hipertensão sob controle diminui muito os riscos de causar um infarto como consequência da doença, seguindo todos os tratamentos médicos recomendados.
Como o infarto pode vir de hipertensão sem controle
A hipertensão arterial fora de controle leva a processos como o endurecimento e estreitamento das artérias, pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose). Isso leva a obstruções do fluxo de sangue que podem causar um infarto. Quando o fluxo sanguíneo é interrompido ou reduzido nas artérias por muito tempo,isso leva à falta de oxigênio e nutrientes para as células do músculo cardíaco. É quando o infarto pode ocorrer, com danos permanentes ao coração. A hipertensão sem controle também leva a hipertrofia ventricular no coração, o que também aumenta as chances de causar um infarto devido à pressão alta.
Hipertensão causa mortes, mas não é uma doença listada
O cardiologista intensivista e coordenador de UTI do hospital Igesp, Dante Senra, afirmou em entrevista à CNN que pessoas subestimam a gravidade da hipertensão por ela não estar listada como uma das principais causas de morte no país. Mas, de acordo com o cardiologista, a pressão alta é responsável por causar 65% dos infartos agudos e por quase 80% dos AVCs (os derrames).
A hipertensão descontrolada pode levar a uma queda de 16 anos na expectativa de vida de uma pessoa. Ou seja, mesmo que não seja listada como “causa” das mortes no Brasil, a hipertensão é um dos fatores que mais levam às mortes por derrames e infartos. A hipertensão arterial, quando não é tratada devidamente, é uma das principais responsáveis pelo encurtamento da vida de milhões de brasileiros. Mesmo com campanhas preventivas, ainda existe grande desconhecimento sobre a doença e sobre as formas de tratar a pressão alta.
Controle da pressão é o passo fundamental
Por isso, é tão importante manter o controle da pressão arterial. A pessoa diagnosticada como hipertensa deve seguir o tratamento recomendado pelo médico. O tratamento pode ser através do uso de medicamentos ou de mudanças na dieta e prática regular de atividade física. Tudo isso previne o infarto ou outras doenças cardiovasculares.
O controle da pressão, seja por medições caseiras ou com medições feitas pelo profissional de saúde básica ou pelo médico, também é fundamental para que se tenha segurança de que a pressão está controlada, evitando o infarto. E antes da prática de atividade física regular, é bastante recomendado que seja feita uma avaliação com o médico. O médico irá indicar qual o nível de esforço recomendado e quais as atividades físicas que podem trazer mais benefícios no controle da hipertensão.